App que ajudou a vencer o Covid em Cingapura e a alternativa brasileira

Um forte monitoramento e um alto grau de sofisticação tecnológica ajudaram a tornar Cingapura um dos lugares mais seguros para se viver durante a pandemia de Covid-19. Segundo uma pesquisa realizada pelo Deep Knowledge Group, o aplicativo TraceTogether ajudou a conter o vírus no país por meio do rastreamento e registro de encontros próximos com pessoas infectadas a partir do uso de dados de localização e filmagens de câmera de segurança.

 

A Cingapura é o país que tem o maior número de casos de coronavírus no sudeste da Ásia, mas o investimento pesado em equipamentos, instalações e profissionais impediu que os seus serviços de saúde ficassem sobrecarregados. Segundo o relatório, os investimentos recentes em inteligência artificial, bem como em serviços digitais, como o aplicativo TraceTogether, auxiliaram o combate ao vírus.

 

Além disso, o país também se saiu bem, devido a uma população disciplinada e ordeira, segundo o relatório. “Isso, em combinação com as severas penalidades impostas por violar os mandatos de quarentena e de distanciamento social, ajudou a reduzir o risco geral de disseminação de infecções”.

 

No Brasil, uma plataforma colaborativa de geolocalização busca estimar a incidência de Covid-19 no país. A plataforma mapeia o risco de infecção em diferentes partes do país a partir de dados que possibilitam identificar a probabilidade de contaminação na sua rua ou bairro.

 

O projeto se chama “Juntos contra o Covid” e foi criado em março por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná. A ferramenta é gratuita e o mapa é elaborado a partir de formulários respondidos anonimamente na internet, com perguntas simples sobre o estado de saúde, contato com outras pessoas infectadas e viagens recentes ao exterior. A partir das respostas, um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz calcula o risco de infecção.

 

De acordo com os seus criadores, apesar de não ser baseada em dados dos órgãos públicos, a plataforma colaborativa mostra dados parecidas com as informações oficiais. Inicialmente, o aplicativo foi testado em Curitiba e expandiu-se com informações de todo o Brasil, com o auxílio da Amazon e de outras empresas de tecnologia.

 

Fonte: The Straits Times e Estado de Minas

 

Este clipping de notícias é uma iniciativa do Solere – Data Protection Compliance para esclarecer diversos temas relacionados à dados pessoais e a proteção deles. Somos especializados em direito empresarial e somos certificados Data Protection Officer (DPO) pelo Bureau Veritas. Conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar a sua empresa se adequar à LGPD e não sofrer penalidades.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

POSTS RELACIONADOS

Fale conosco!