Na última segunda-feira, dia 15 de Junho, o WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade do aplicativo de mensagem para os brasileiros. Esse novo mecanismo permitirá que os seus usuários transfiram dinheiro e realizem pagamentos, utilizando um cartão cadastrado. Além disso, a atualização irá permitir que estabelecimentos com contas no WhatsApp Business possam receber pagamentos por produtos e serviços. Segundo a empresa, o Brasil foi escolhido para ser o primeiro a experimentar a novidade devido ao seu grande número de usuários. De acordo com os críticos, esse serviço será pertinente e bastante útil.
O WhatsApp, no entanto, não é pioneiro no serviço de transferência eletrônica dentro de aplicativo de mensagem. Na China, a maior empresa de app de mensagem no país, o WeChat, já possui essa funcionalidade desde 2018.
O serviço será executado dentro da plataforma chamada Facebook Pay. A rede social Facebook, que é dona do WhatsApp e do Instagram, anunciou que a plataforma possui esse nome porque a empresa, no futuro, tem a pretensão de expandir essa funcionalidade para os seus outros aplicativos, utilizando os mesmos dados do cartão cadastrado.
A disponibilidade, inicialmente, será para os usuários que possuem cartão de débito, ou cartão com função débito e crédito, mas, por enquanto, não estará disponível para cartões somente de crédito. Além disso, só aceitarão cartões Visa e Mastercard de bancos como Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. Segundo o WhatsApp, a funcionalidade é aberta para receber outros bancos parceiros no futuro.
O serviço de transações eletrônicas não cobrará taxa dos usuários pessoa física, mas para contas comerciais, que utilizam o WhatsApp Business, irão cobrar o pagamento de uma taxa de 3,99% por transação.
Para utilização do mecanismo, o usuário deverá cadastrar o seu cartão na plataforma Facebook Pay. Esse cadastro inclui informações como CPF, nome e dados do cartão dos bancos parceiros. Além disso, o cartão será verificado junto ao banco, que enviará um código para o usuário, assim, impedindo o cadastro de cartões possivelmente roubados, por exemplo. De acordo com o WhatsApp, também será necessário o uso de senhas ou reconhecimentos biométricos a cada vez que o usuário fizer uma transação.
Segundo Rodrigo Gomes, Coordenador de Direito e Tecnologia da Escola Superior de Advocacia da OAB-RJ, será necessária uma mudança nos termos de privacidade e proteção de dados da empresa.
De acordo com Rodrigo, as mensagens trocadas entre os usuários, dentro do app, são criptografadas e geram segurança no uso do app. Entretanto, os dados cadastrados na plataforma Facebook Pay serão repassados a terceiros, no caso as instituições financeiras parceiras, onde as informações dos dados pessoais ficarão mais vulneráveis. Essa transferência de informações não é ilegal, mas o WhatsApp deverá garantir a segurança dos dados pessoais de seus usuários.
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